quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Londres… finalmente! \o/



Quero começar pedindo desculpas pela demora  para atualizar esse blog, as coisas tem sido corridas e embora eu tenha tentado sentar pra escrever inúmeras vezes, as reuniões noturnas diárias sempre sugavam o restinho de energia que eu tinha. Finalmente vou poder  contar pra vocês como tem sido meu prático! Na primeira semana em Londres  nós participamosde um projeto comunitário chamado Earl's Court, com uma igreja  (St. Luke) local que semanalmente oferece um coffee break para os moradores de rua da região. Todo ano eles fazem um super banquete no Natal, celebrando a seamana toda com um buffet no qual nós servimos(como num restaurante, sim! fui garçonete e tudo!;p ) os moradores de rua,desabrigados,refugiados e pessoas que estão sozinhas nessa época do ano. Além do jantar, eles tem um momento de entretenimento (apresentações, canções de natal, mensagem bíblica, competições, etc), sobremesa, um bazar (com roupas quase novas) e uma feira de frutas e verduras onde eles podem escolher o que quiserem, de graça! A idea é muito bacana, no dia do natal eles também distribuem presentes. Os visitates também podem continuar frequentando o programa o ano todo,  eles tem reuniões semanais de estudo bíblico, aconselhamento, artes,etc. Aqueles que se destacam são encaminhados para outros serviços que o governo providencia( dando à eles a oportunidade de sair da rua ;) ). 

Nem preciso dizer que foi uma semana impactante! Fiz amizade com um grupo de residentes de abrigos, pessoas incríveis, meu "melhor"amigo é o Mic, um senhor de  50 e tantos anos. Sempre conversávamos por horas! Ele é incrivelmente divertido, sóbrio, culto e , diz ele, "viajado". Conversamos sobre tanta coisa, ele me deu milhões de conselhos sobre a vida, dicas de lugares pra visitar em Londres, descobri que ele tem 2 filhos que não vê há muitos anos, com muita resistência da parte dele(assunto doloroso) consegui dar meus próprios conselhos nessa área também. Disse a ele para procurá-los novamente, nunca é tarde para dizer a um filho que você o ama. Nos últimos dias ele me pediu que orasse por ele mas não "com ele"(aa Mic!), para que ele tivesse "um jornada segura"na vida. Nunca mais vou esquecer o Mic. Tivemos várias noites frias em Londres naquela semana, e porque o aquecedor  da igreja na qual ficamos quebrou um dia antes de chegarmos, pude sentir na pele uma fração do frio que Mic e muitos outros passam diariamente, mesmo em abrigos nas grandes cidades frias do mundo. Ri muito naquela semana com Mic e seus amigos, quase chorei quando tive que partir.



Esta mesma semana foi marcada por outro evento emocionante,porém dramático, estava trabalhando no bazar, ajudando as pessoas a  encontrar roupas que servissem, muitos deles estavam muito gratos, outros passavam rapidamente, pegavam as 3 peças às quais tinham direito e saíam rapidmente. Meu coração se encheu de alegria em fazer parte daquele momento, muitos deles talvez estivesse esperando por roupas novas por um ano inteiro ou mais, de repente senti uma energia diferente, e comecei a tratá-los com extrema educação e prestatividade, como se estivéssemos numa loja de verdade. Queria que eles saíssem dali com algo que os servisse e que os agradasse! De repente uma senhora simpática de cabelos brancos entrou, era muito sorridente e delicada, depois de pegar as roupas ela colocou algumas verduras e frutas dentro de uma sacola(que eu tinha ido buscar para ela), ela me olhou nos olhos com um sorriso sem fim e disse: Obrigada! Obrigada! Essa é toda a minha comida para o Natal! Apaerentemente ela mora sozinha num apartamento simples, no qual não havia aquecimento, pois ela não podia mais pagá-lo. Não tenho palavras para expressar o que essa afirmação fez comigo, foi ali que eu entendi o quanto tudo aquilo significava pra aquelas pessoas. Sou muito grata a Deus por ter me dado a oportuindade de aprender tanto com eles, e de servi-los.  
Nesta mesma semana vi umas 6 pessoas irem à frente num dia que fizeram um apelo para aqueles que queriam dar uma virada 180 graus, mudar radicalmente para melhor com Jesus. Orei por uma senhora que queria ligar pra família no Natal e estava sem coragem. Fiquei sabendo que ela conseguiu falar com os filhos dias depois. Também orei com um rapaz que devia ter a minha idade, ele recebeu a Jesus e conversamos por um tempão depois disso. Deus me disse que Ele tinha uma grande virada para ele, ele parecia muito inteligente e estava bem vestido. disse estar decidindo seu futuro e que talvez fosse pra faculdade.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário